segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Filosofia, suas eras e Áreas (aula dia 1/09/2010)

Vimos ao longo semestre que filosofar é natural e que todos podemos e devemos filosofar., porém devido a "correria" da do nosso dia a dia, acabamos por ter pouco tempo para filosofar, e por isso mesmo eu comentei que ser filósofo é um titulo para poucos e bravos homens.


Agora observe e responda:

-Qual das imagens abaixo representa melhor um filósofo?

1. O pensador

Pensador filósofo

2. O homem que carrega o mundo

homem carregando mundo nas costas


Normalmente as pessoas acham que o filosofo é “O pensador”, o homem que se isola do mundo e cria um monte de teorias confusas e complexas, criando problemas para questões simples do dia a dia. De fato o bom filosofo se isola de todos e cria suas teorias dentro de sua própria cabeça, isto pois não existe uma comunidade de filósofos tal como existe uma comunidade cientifica.

Porém a imagem mais adequada para representar o filósofo é a do homem carregando o mundo nas costas... Isto porque as teorias que o filósofo desenvolve em sua época acabam por determinar as mudanças que o mundo sofre no futuro. Podemos observar exatamente isto quando damos uma olhada nas eras das filosofia.



1- A filosofia antiga surgiu no final do século VII a.C com homens que não mais acreditavam que os mitos e a religião poderiam explicar o mundo. Entre os primeiros filósofos estão Tales de Mileto, Pitágoras, Demócrito e Heráclito. Este primeiro momento da filosofia chamamos de Período Pré-socrático da Filosofia Antiga.

2- O Pensamento destes filósofos pré-socráticos mudaram muitas coisas nas sociedades antigas e nos séculos IV e III a. C surgem filósofos com Sócrates, Platão e Aristóteles. Estes homens são responsáveis por criar os principais problemas a serem discutidos pela humanidade até hoje. Este período é chamado de Período Clássico da Filosofia Antiga.

3-Depois disso a filosofia se uniu a igreja cristã, fato que incentivou mudanças severas, como por exemplo, a queda do império romano e a ascensão do poder da igreja católica. Tivemos filósofos como Sto. Agostinho, Sto. Anselmo e Sto. Tomás de Aquino. Este período Ficou conhecido como Filosofia Medieval.

4- Como o tempo, a igreja começou a perder o poder e os filósofos foram os primeiros a mostrar que não estavam mais satisfeito com as atrocidades feitas em nome de Deus. Em busca do renascimento dos princípios da filosofia Clássicas, temos nesta época filósofos como Descartes, Kant e Hegel. Este período é chamado de Filosofia Moderna.

5-Além de determinar o fim da idade média, a filosofia moderna determinou a queda da bastilha em 1789 d. C e o inicio da era contemporânea. No atual período temos filósofos como Nietzsche (para muitos o primeiro filósofo do nosso tempo), Heidegger, Wittgenstein, etc... Hoje a filosofia está muito concentrada em resolver problemas da “teoria do conhecimento” e da “filosofia da linguagem”, porém são as crises atuais que nos mostrarão futuramente quais as filosofias que realmente deixarão marcas para o futuro.. Chamamos o atual período de Filosofia Contemporânea.



***Mas o que estuda a Filosofia que a torna tão especial?

Dentre outras áreas a filosofia estuda:

       Lógica – que verifica a coerência das teorias e dos fatos.

       Ética- Que estuda o que é certo e o que é errado na vida em sociedade.

       Metafísica- Que estuda o que é o ser, deus e outros objetos imateriais.

      Antropologia- Que estuda o Ser humano e a humanidade como um todo.

      Estética- Que estuda o que é belo e porquê e considerado belo ou agradável.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Argumentação


Quando somos curiosos, interpretamos o mundo que nos rodeia e conseguimos expressar aquilo que pensamos, temos uma OPINIÃO.
Mas opinião cada um tem a sua, por isso que muitas vezes a opinião é ingenua, intolerante...Ou seja, muitas vezes é impossível entender ou explicar uma opinião de alguém(ou para alguém) que pensa diferente de nós.
Para dar poder a nossa opinião, temos que transformá-la em um ARGUMENTO.

Uma boa tática argumentativa é seguir o seguinte modelo onde O ARGUMENTO é formado por 3 partes:
          1. Premissa de TESE
          2. Premissa de ANTÍTESE
          3. Síntese ( CONCLUSÃO + OPINIÃO)
A única regra para um bom argumento aqui é que as premissas não podem contradizer a conclusão. Também devemos ter cuidado para sermos o mais imparcial possível até apresentarmos nossa opinião.
Cada argumento pode ter quantas premissas o locutor achar necessário para convencer o interlocutor (Locutor é aquele que argumenta e Interlocutor é aquele ao qual o argumento é dirigido). Porém, um argumento muito longo está mais propício a conter contradições internas, parcialidades ou falsidades(as famosas falácias).O ideal é que tenhamos sempre premissas sólidas, baseadas em textos e teorias já consagradas. Para evitar os problemas de criarmos um longo e cansativo argumento, o melhor caminho é escrever vários e variados argumentos menores acerca do mesmo assunto.

EXEMPLOS DE ARGUMENTOS BONS E RUINS:

      1. Todo adolescente costuma a fazer muitas besteiras. Algumas por falta de orientação dos mais velhos e outras por pura falta de maturidade ou na tentativa de se reconhecer e de se afirmar na sociedade.
        Muitas destas besteiras deixam marcas para o resto da vida, tais como uma gravidez indesejada, o consumo de drogas, uma imprudência no trânsito ou mesmo um ato criminoso cometido com a ideia de que a lei beneficia os menores de idade.
        Porém outras besteiras fazem parte do desenvolvimento da pessoa e são super necessárias para que o indivíduo tenha uma vida adulta sadia. A adolescência é um período de muitas escolhas e de poucas certezas, por isso que é o período onde devemos nos reconhecer em nossa vida amorosa, social, acadêmica, esportiva, etc. Nem que para isso tenhamos que quebrar a cara algumas vezes.
        Os mais velhos devem dar mais atenção aos adolescentes, orientando-os que cada ato gera suas consequências, mas também devem dar autonomia suficiente para que eles possam aprender com seu erros e acertos. Uma juventude consciente e sadia pode ser a chave para termos nações melhores no futuro.

2. A lei deveria ser mais severa contra adolescentes que que cometem crimes. É absurdo ver casos onde vemos um jovem de dezessete anos acusados pela morte de mais de dez pessoas é tratado como incapaz de discernir sobre seus próprios atos. É evidente que uma pessoa de dezesseis ou dezessete anos sabe exatamente o que faz.
Nossas autoridades devem parar de olhar menores infratores como crianças e começar a vê-los com criminosos! Imagine você ter um ente querido assinado de maneira cruel por um destes monstros e saber que daqui a dois ou três anos ele estará solto novamente.
Não podemos aceitar mais essa situação! O povo precisa se unir para mudar nossas leis.

          1. Quando agente é adolescente tudo é novo e encantador. É a faze da vida onde bebemos sem saber beber, tranzamos sem saber tranzar, choramos sem saber porquê, amamos sem querer amar.
            O mais estranho de tudo é que quando somos adolescentes não vemos a hora de virarmos adultos...
            Nunca devemos tentar esticar ou reduzir a adolescência, ela deve começar e terminar na hora certa, nas que hora certa é essa? Não sei, mas cada um tem a sua. O importante é saber que é muito bom ser adolescente.

4. Muitos adolescentes cometem erros que deixam marcas pro resto da vida, tais como tais como uma gravidez indesejada, o consumo de drogas, uma imprudência no trânsito ou mesmo um ato criminoso cometido com a ideia de que a lei beneficia os menores de idade.
Outros apenas aproveitam este período da vida namorando, estudando, se divertindo e etc.
Está na consciência de cada um a maneira de viver sua adolescência, você é quem escolhe o que deve ou não fazer.

O Argumento (1) é o exemplo de um argumento bem estruturado, ele tem pelo menos duas premissas bem distintas que mostram os dois lados dos erros que cometemos na adolescência. Além disso, a conclusão é formada a partir dos dados levantados no resto do texto. Ao argumentar desta maneira demostramos nosso domínio sobre o assunto e temos segurança para apresentar nossa opinião.

O Argumento (2) é péssimo. Ele logo de cara deixa evidente sua intenção. Ele se aproveita de um assunto que possui rápido apoio e se utiliza de diversas expressões que causam grande impacto ao interlocutor. Além disso ele se usa de táticas sujas como o apelo ao emocional e a generalização apressada, ou seja, ele tenta aproximar os fatos para seu cotidiano e tenta dizer que todos os adolescentes cometem crimes conscientemente. Quando escrevemos um argumento assim demostramos toda nossa revolta sobre determinado assunto, porém mostramos que só enxergamos um lado da moeda e acabamos por criar verdadeiras muralhas entre nossa opinião e a opinião de quem pensa diferente.

O Argumento (3) é ingenuo demais. Eles está mais para uma música ou para um poema. É um texto aparentemente escrito com o coração e não com a razão, além disso as premissas não são muito coerentes e o texto só faz sem tido se o interlocutor concorda com seus pressupostos. Por fim sua conclusão não é consequência direta de suas premissas. É o tipo de argumento que mostra que temos boas ideias, porém com pouco conteúdo para falar sobre elas.

O Argumento (4) é bem coerente, porém é uma verdadeira “encheção de linguiça”. As premissas estão bem escritas e coerentes com a conclusão, mas são demasiadamente óbvias e a conclusão e tão evidente que na verdade não conclui nada. Este tipo de argumento é muito chato para o interlocutor, pois o obriga a buscar respostas que não estão descritas. Ao invés de fortalecer a opinião do locutor este tipo de argumento acaba por evidenciar que ele não tem opinião alguma sobre aquele assunto

EXERCÍCIO (Avaliação valendo 20pontos p\turma 105 e 10pontos p\ turmas 108 e 106.

Escreva um argumento sobre um dos temas abaixo.

-Gravidas antes dos 16. 
-Drogas 
-copa 2014 
-eleições2010

-Seu Argumento deve ter:
-Premissa 1 falando um lado aparentemente positivo do assunto (3 linhas ou mais)
-premissa 2 falando um lado aparentemente negativo do assunto(3 linhas ou mais)
-Conclusão + opinião (4 linhas ou mais)

Após escrever o argumento converse com os colegas, reflita sobre ele e escreva mais um parágrafo de 3 linhas.


Existem várias outras formas de se argumentar, mas acredito que esta é uma excelente forma de começarmos a exercitar nosso ato de filosofar...

Proto, após dominar a curiosidade, a interpretação, a expressão, a argumentação e a reflexão, estamos prontos para FILOSOFAR e compreender a Filosofia e sua história.  

terça-feira, 10 de agosto de 2010

MITO DA CAVERNA


Sócrates – Imaginem homens numa morada subterrânea, em forma de caverna, com uma entrada aberta à luz; esses homens estão aí desde a infância, de pernas e pescoços acorrentados, de modo que não podem mexer-se nem ver nada além do que está em sua frente, pois as correntes os impedem de mexer a cabeça; a luz chega de uma fogueira acesa numa colina que se ergue por detrás deles; entre o fogo e os prisioneiros passa uma estrada. Imagina que ao longo dessa estrada está construído um pequeno muro.
Glauco – Estou imaginando.
Sócrates – Imagina agora, ao longo desse pequeno muro, a sombra de homens que transportam objetos de toda espécie, tais como: estatuetas, animais, pedras, madeiras e toda espécie de matéria; Entre esses transportadores, uns falam e outros seguem em silêncio.
Glauco - Um quadro estranho e estranhos prisioneiros.
Sócrates – Eles são como nós. E, para começar, achas que, numa tal condição, eles tenham alguma vez visto, a si mesmos e seus companheiros?
Glauco - Não, afinal são obrigados a ficar de cabeça imóvel durante toda a vida.
Sócrates - E com as coisas que geram as sombras no muro? Não se passa o mesmo?
Glauco - Sem dúvida.
Sócrates - Portanto, se pudessem falar com os companheiros, não achas que eles iam acreditar que as sombras eram os objetos reais?
Glauco - É bem possível, afinal nunca viram os objetos reais.
Sócrates – Mais do que isso, eles não sabem que existem objetos reais que projetam essas sombras! E para piorar, o eco da caverna faz parecer que os sons vêm das sombras.
Glauco - Por Zeus!
Sócrates - Dessa forma, não estaria toda realidade destes homens, reduzidas a essas sombras?
Glauco – Deste jeito, sim.
Sócrates – imagine agora o que um destes homens se liberta naturalmente e é obrigado a endireitar-se imediatamente, a voltar o pescoço para os lados, a caminhar, a erguer os olhos para a luz em direção aos objetos reais. Claro que ao olhar para a luz sua vista ficará embaça e os objetos reais não pareceriam mais reais que as sombras que via na parede da caverna.
Glauco – Realmente, as coisas pareceriam borrões, tais como as sombras.
Sócrates – Não achas que toda esta luz iria irritar tanto seus olhos, que este homem tentaria voltar sua cabeça novamente para as sombras?
Glauco - Com toda a certeza.
Sócrates – Mas ele foi arrancado misteriosamente da sua caverna, e obrigado a subir a encosta rude e perigosa, se machucando todo, Até chegar a colina donde vinha a forte luz do Sol, não achas que ficaria reclamando de tanta dor e violência ?
Glauco – Claro.
Sócrates – Será que num primeiro momento ele conseguiria reconhecer algum objeto real?
Glauco - Acho que não. Primeiro ele teria que se acostumar com a luz, depois teria que observar bem cada uma das coisas.
Sócrates - Terá, creio eu, necessidade de se habituar a ver os objetos da região superior. Começará por distinguir mais facilmente as sombras, pois já está acostumado com elas; em seguida, as imagens dos homens e dos outros objetos que se refletem nas águas; por último, os próprios objetos. Depois disso, poderá, enfrentando a claridade das estrelas e da Lua, contemplar mais facilmente, durante a noite, os corpos celestes e o próprio céu do que, durante o dia, o Sol e sua luz.
Glauco - Sem dúvida.
Sócrates - Por fim, suponho eu, conseguirá ver o será o sol, e não as suas imagens refletidas nas águas ou em qualquer outra coisa, mas o próprio Sol, no seu verdadeiro lugar, que poderá ver e contemplar tal qual é.
Glauco – bem provável.
Sócrates - Depois disso, poderá concluir, a respeito do Sol, que é ele que está acima de tudo no mundo visível e que, de certa maneira, é a causa de tudo o que ele via com os seus companheiros, na caverna.
Glauco - É evidente que chegará a essa conclusão.
Sócrates – Não achas que após descobrir toda essas maravilhas, este homem (agora livre) não tentaria voltar a seu antigo lar para contar e libertar seus amigos?
Glauco - Sim, com certeza, Sócrates.
Sócrates - E se neste mundo superior, todos fossem sábios e felizes e que mesmos os mais fracos e inocentes vivessem um milhão de vezes melhor que o homem mais poderoso da caverna, não preferia ele viver na colina a seguir sua vida nas correntes da caverna?
Glauco – Não só ele, eu também preferiria viver lá.
Sócrates – Então imagine que esse homem volta à caverna e vai sentar-se no seu antigo lugar: Não ficará com os olhos cegos pela escuridão da caverna ?
Glauco - Certo que sim, afinal isso ocorre quando entramos num local escuro.
Sócrates – Ele teria que entrar em competição com os prisioneiros que não se libertaram de suas correntes e que consideram que as sombras são a verdade. Estando ainda sua vista confusa, pois habituar-se à escuridão exigirá um tempo bastante longo, não fará os outros rirem de sua cara e digam que, tendo ido lá acima, voltou com a vista estragada, e que devido a isso não vale a pena tentar subir até lá?
Glauco - Sem nenhuma dúvida.
Sócrates- Para piorar a situação, este homem seria considerado louco pelos outros, acorrentado e provavelmente ameaçado de morte por supostamente duvidar das crenças existentes na caverna e perturbar a ordem que existia lá.
Glauco- Infelizmente Sócrates... Infelizmente.
Sócrates - Agora, meu caro Glauco, é preciso aplicar, ponto a ponto, este mito da caverna ao mundo que nos cerca. Compare e a luz do fogo que ilumina a caverna como aquilo que sabemos e a força do Sol com o que nos é estranho. Minha opinião é esta: existe um verdadeiro mundo que desconhecemos e que vai muito além daquilo que podemos ver e sentir. Neste mundo a idéia do bem é a última a ser aprendida, e com dificuldade. Não se pode apreendê-la sem concluir que ela é a causa de tudo o que de reto e belo existe em todas as coisas, ou seja, a ideia do bem é o Sol. Por outro lado há o mundo visível, que recebe uma pequena fração desta luz. Este mundo é escuro e dispensa a verdade e a inteligência. Porém só aquele que suporta a dor e sai da caverna conseguem ter uma vida prudente, livre, sábia e verdadeiramente feliz.
Glauco - Concordo com a tua opinião, até onde posso compreendê-la.
(Autor: Platão, Livro: A República, Versão: Fabio Goulart)

TRABALHO DE INTERPRETAÇÃO

1- QUE RELAÇÃO PODEMOS FAZER ENTRE O PRISIONEIRO QUE SE LIBERTOU E O CIDADÃO COMUM QUE APRENDE A FILOSOFIA E A FILOSOFAR?

2- AO CHEGAR A COLINA O PRISIONEIRO RECLAMOU DA DOR E DA LUZ DO SOL. POR QUÊ? QUAIS FORAM AS PRIMEIRAS COISAS QUE RECONHECEU LÁ EM CIMA? POR QUÊ?

3- POR QUE O HOMEM AO RETORNAR A CAVERNA E CONTAR SOBRE A REALIDADE QUE ENCONTROU FOI RIDICULARIZADO, TIDO COMO LOUCO, AMARRADO E AMEAÇADO POR AQUELES QUE VIVIAM NA CAVERNA?

4- O QUE PODEMOS FAZER PARA FUGIR DE NOSSAS CAVERNAS E LIBERTAR AQUELES QUE VIVEM CONOSCO?  

A Filosofia e o Filosofar

 Por que é tão necessário estudar filosofia? A verdade é que o mundo em que vivemos é resultado direto da filosofia dos grandes filósofos, mas do que isso, a maioria dos nossos atos está baseada (mesmo que sem querer) nas teorias que já foram filosofadas.
Mas se não necessitamos conhecer todas essas teorias para viver bem, por que não as estudamos em História? Ao contrario de outras matérias que tem seu valor em suas formulas (matemática, física), ou das que tem seu valor na relevância histórica (história, geografia), a filosofia tem seu valor no ato de filosofar.
Mas que valor é este? Onde o encontramos? Nenhum de nós é uma ilha, ou caímos de paraquedas na vida. Fizemos parte de uma sociedade, somos resultado de tudo aquilo que foi pensado e executado na história da humanidade. Somos a consequência do passado e causa do futuro. Quando filosofamos nos livramos de todas as ideologias, preconceitos, ingenuidades e banalidades que existem. Isso PQ o filosofar é um ato do interior de cada um, que clareia nossa visão de mundo e de si mesmo. Filosofando nos tornamos conscientes, esclarecidos, maduros, confiantes,... e livres. Ou em palavras filosóficas, nos tornamos “nós mesmos”.

Como o filosofar revela o que somos? Sem filosofar o eu se torna apático, pois quem não filosofa não questiona seu mundo, apenas deixa a vida levar. Se torna Neurótico, pois não se reconhece no dia-a-dia tendo medo dos outros, medo do silêncio, medo de errar, medo de se expressar, medo de se apaixonar, medo de si mesmo. Sem filosofar a pessoa fica sem identidade e passa a buscar identidades móveis, agarradas a times de futebol, partidos políticos, astros da musica, estrelas da TV, igrejas, bondes, gangs... Agarrado a uma identidade móvel, o eu torna-se fraco e ingênuo, capaz de ter mudanças comportamentais severas com a derrota ou vitoria de seu “sagrado” ou até fazer atrocidades, pois está disfarçado na multidão, é um corpo sem rosto em meio a uma massa.
Hoje em dia é ainda pior, muitas vezes nossa identidade torna-se virtual. “Quem sou eu” é a primeira pergunta que deve ser respondida no Orkut e resposta que colocamos se torna nosso cartão de visitas em nosso perfil. Mas a verdade é que ninguém escreve o que é no Orkut, escrevemos aquilo que desejamos que os outros pensem sobre nós, também existem aqueles que botam um poema, a letra de uma musica, ou até algum emotion feito de simbolozinhos. Nem vou valar daqueles que criam fakes para falar coisas que jamais fariam na realidade. O resultado é 857 amigos no Orkut, 176 contatos o MSN, 13.017 seguidores no Twitter e ZERO amigos na vida real, nenhum rosto no espelho e uma porção de incertezas no futuro.
Por estas e outras que todos devemos filosofar, devemos buscar ter uma identidade própria e sólida. Precisamos estudar a filosofia para chegarmos aos princípios básicos que possibilitam este feito. O titulo de filósofo cabe a poucos e bravos homens que se aventuram a filosofar acerca da história da filosofia e que conseguem apresentar o novo onde só pareciam existir velharias. Todos devemos filosofar, pois isso amplia nossa compreensão acerca do que realmente importa, e para aqueles que um dia vierem a se tornar filósofos, caberá a honra de descobrir conceitos que ampliam nossa realidade.
Como filosofar? Não existe receita pronta, com um pouco de maturidade cada pessoa encontra seu jeito, porém existem alguns passos que todos devemos percorrer, são eles: Curiosidade, Interpretação, Expressão, Argumentação e Reflexão.


O Futuro dos Games – Wii e Wii2


Postado em maio 22, 2009 por fabio goulart


-Está começando mais um capitulo de minha matéria sobre o futuro dos atuais consoles e da reflexão sobre os a próxima geração de consoles. Eu tinha prometido publicar o texto falando sobre a Nintendo e a Sony, mas devido a motivos de força maior(TEMPO), essa semana vou especular apenas sobre o Wii e seu sucessor…Valerá a pena.A matéria de hoje está super completa, longa e interessante !!!

-Não podemos negar que enquanto muitos de nós estão juntado os cascalhos para comprar um com console 7gen( Wii, PS3, x360) ou para dar aquela turbinada no PC, as empresas responsáveis pela criação de nossos amados consoles já estão pensando e trabalhando na produção e desenvolvimento de tecnologias que só serão utilizadas nos consoles de Oitava geração.
-Muitos gamers ficam indignados com tal postura das empresas, mas quem joga vídeo game a mais de 18 anos como eu, sabe que essa é marcha constante e ininterrupta dos consoles e que cada geração dura em média 5 a 6 anos apenas.
-Pensando nisso, resolvi ´´especular“ sobre esse futuro que nos aguada…
Vamos lá, porque ninguém pode parar a marcha do tempo !!!
Wii
- Até a atual geração, a Big N vinha de dois fracassos comerciais chamados N64 e Game Cube. São vários os fatores que levaram a Nintendo a perder o posto de numero 1° do mercado com o SNES e chegar a lanterninha com o Game Cube. Muitos gostam de atribuir a queda da Nintendo a escolhas errada das mídias, mas essa não é minha total opinião.
- Desde os tempos do NES 8-bits sempre se viu uma Nintendo que costumava a decidir a viabilidade de seus jogos e consoles. Boa parte das grandes inovações no mundo dos consoles venho dela, ou ocorreu em uma de suas plataformas. Foi ainda na erra 16-bits que surgiu a expressão:´´A Nintendo cria e as outras copiam“. O Problema é que a Big N começou a exercer uma espécie de censura a tudo que era diferente de sua vontade, que não se lembra daquele Mortal Kombat sem sangue ou do Super Mario 2 Doki Doki Panic ??? Tal postura gerou um desconforto para a concorrente Sega, que à acusou de abusar de poder para que as desenvolvedoras 3part criassem games de acordo com seus interes e sempre privilegiado os consoles NES e SNES.
- Não sei essa erra a total verdade, mas o que aconteceu é que a Nintendo realmente achou que ditaria as regras na 5 geração de games, desenvolveu o N64 de acordo com sua vontade, GPU de 64-bits, cartuchos e etc… Criar um game realmente multiplataforma na 5 geração era basicamente impossível, as 3part deveriam criar um game para PS e um outro quase todo diferente para N64. Com o tempo, foi provado que produzir um game em cartucho erra muito mais difícil e caro que produzir um em CD. Isso foi afastando as desenvolvedoras e a Big N começou a perder\deixar de ganhar franquias e títulos importantes.
- Com a proximidade da 6° geração a Nintendo continuava se achando a ´´dona da cocada preta“ e mais uma vez relutou contra as tendências de mercado. Primeiramente não acreditou que seria legal se o console utiliza-se DVD para jogos e Filmes( uma pitada de MEDO da pirataria e do uso de seus consoles para assistir filmes Pornô e de violência), secundariamente chegou a afirmar que os gamers não estavam interessados em jogatina on-line. O resultado foi um Game Cube totalmente OFF-Line rodando apenas mídias de Mini-DVD que comportavam menos da metade dos arquivos de um DVD normal. Na pratica isso resultou na debandada de usuários, produtoras e franquias. Quem irá se esquecer da ida de Resident Evil 4 para o PS2.

- De pois disso Venho a 7° geração e vocês sabem bem o que aconteceu…Sem o apoio das 3part a Nintendo precisava inovar o mercado. Visto que o mercado encontrava-se restrito a jogadores típicos de vídeo game ( hoje chamados de hardcores), ela parte em busca da abertura de caminhos que atraiam aquelas pessoas que não estavam acostumadas a jogar. Para isso cria uma rede on-line teoricamente segura conta pedófilos, Mídia DVD, Resolução não HD, um hardware barato e confiável…e os incríveis controles sensíveis ao movimento…No final das contas o Wii se saiu melhor do que todos esperavam, em 2 anos se tornou o console que mais rápido vendeu com mais 50.000.000 unidades ( todas elas não subsidiadas, o que significa: Lucro puro para a Nintendo)
- Chega de Blá, blá, blá e vamos especular sobre o próximo console da Nintendo!!!
- Quanto ao nome pode Ser WII, Wii2, 2Wii, Hipe-Nintendo, Nintendo512…e isso pouco importa e é basicamente imprevisível. O que é basicamente certo é que a big N precisa recuperar as 3part e que não fará isso com o atual Wii.
-Na próxima geração ficará ainda mais caro o desenvolvimento de jogos. Sendo assim será de interesse de todos que os games sejam lançados na mesma versão para o maior numero de plataformas possível. Assim sendo o Wii2 deverá ter uma capacidade de processamento basicamente igual ao PS4 e ao X720. É provável que o Wii2 utilize as mesmas CPU e GPU do X720, isso seria benéfico para a AMD, M$ e Nintendo, pois seriam fabricadas peças em uma escala maior, o que permitiria a redução do custo de produção de Hardwares para todas as empresas e o desenvolvimento simultâneo de games multiplataformas. Se essa previsão estiver correta, o custo do desenvolvimento de uma jogo como PES ou FIFA pode ser drasticamente reduzido, pois bastaria mudar os controles entre a versão de um console e do outro.

-Os Controles sensíveis ao movimento estão ai para ficar e mais uma vez devem ser o grande diferencial do Wii2. Embora muitos acreditem que teremos controles com sensores mentais e a abdicação total dos botões, acho que a Big N NÃO deve seguir esse caminho. É basicamente certo que o próximo console venha com câmera e microfone embutidos (tanto para melhorar a comunicação entre os hardcores, tanto para aumentar a diversão dos casuais). Mas em respeito a quem ainda está apenas se adaptando a nova forma de jogar, acho que o teremos será um update dos atuais controles do Wii ( algo que como aconteceu entre o N64 e o GC). Creio que teremos algo como um “duplo Wii remote “, dois pointers, mais botões e todos eles com função analógica, maior sensibilidade de movimentos, dupla vibração, um pouco mais leve e com bateria interna. Outra possibilidade é que o controle tenha um pequena tela sensível ao toque, afinal o NDS e o IPhone são sucessos absolutos e talvez a Big N tente levar esse sucesso aos consoles de messa. Há quem diga que a Nintendo inova numa geração e apenas evolui sua inovação em outra, acho que essa é exatamente a tendência para o Wii2.

- O atual Wii começou basicamente OFF-line, com o tempo foi ganhado novas funções, mas a big N ainda precisa percorrer um bom caminho para chegar ao ponto que hoje encontra-se a M$ em relação a qualidade dos serviços on-line. Certamente o Wii2 terá uma rede tão completa como hoje tem o X360, com DLC, games independentes, jogatina coletiva sem lags, compra e download de games, comunicação por voz e imagem etc…Pra quem odeia os wii friend code pode comemorar!!! Com a desaprovação total do sistema, é basicamente certo que esse sistema seja excluído no próximo console. Mas como a empresa criadora de Mario sempre está preocupada com a segurança das crianças (que queira ou não queira, é um boa fatia dos donos de Wii), O Usuário do Wii2 continuará sem a possibilidade de comunicar-se com pessoas estranhas. Talvez para agradar quem tem o interesse em conhecer novas pessoas a Big N crie um game com classificação +18 onde se possa comunicar-se livremente ( mas realmente acho pouco provável).Devemos admitir que a Nintendo está uma geração atrás nos serviços on-line, então não deve criar nada de muito inovador como abdicação da mídia física ou alguma coisa do tipo.
- Com uma rede on-line emergente a Nintendo fica restrita a basicamente 3 escolhas de mídias para o Wii2. A primeira seria continuar o DVD, acho pouco provável, pois existem alguns games da atual geração que já utilizam mais de um DVD9. A Segunda e mais provável opção é o BL, com a capacidade de 50GB e baixo custo de produção ele deve estar no ´´auge da moda“ em 2012. A terceira opção seria um Novo tipo de cartucho baseado nos cartões SDHC, embora mais caro, teria a vantagem de um acesso direto aos dados gravados,o que implica em menos tempo de load. A Nintendo costuma a sempre errar nas escolhas das mídias de seus consoles, prefiro não comentar qual será a sua próxima escolha.
***Que atire a primeira pedra aquele que nunca assoprou uma ´´fita“.

- E o que acontecerá com o atual Wii após o lançamento do Wii2 ???
- Me atrevo a dizer que o Wii é o único console que tem a real capacidade de continuar vendendo após o lançamento da nova geração. Os motivos são lógicos e evidentes:
1° O publico alvo do Wii é o publico casual, pessoas que não estão acostumadas a jogar vídeo game.
2° O Publico casual não está preocupado com a qualidade gráfica do jogo, isso é provado pelo alto nível de venda de games casuais dotados de gráficos medonhos.
3° O Publico casual compra seus games casualmente, sem se preocupar se ele é lançamento ou não, a prova disso é o fato tais games costumam a vender muito mal em seu lançamento e ir ´´pedalando rumo aos milhões“ com o passar dos dias.
4° O Wii já provou que mesmo sem lançamentos de peso vende muito bem.
5° O Wii não é subsidiado, mesmo que não venda jogos a Nintendo não tem prejuízo.
Conclusão: Com a chegada da nova geração de consoles, todos os consoles atuais tornar-se-ão ultrapassados e obsoletos(o Wii até mais que os outros). Mas como tem como alvo um público que compra o console mesmo sem esperar grandes títulos, não está preocupado com a qualidade gráfica , compra jogos sem se importar se ele é lançamento ou não e etc…A Nintendo pode continuar vendendo o Wii pelo tempo que bem entender que continuará a verde-lo bem e lucrando. Claro que não venderá os Milhões que vende hoje, mas poderá vender tão bem ou melhor que o as vendas do PS2 atualmente.
Foto Acima:
Publico alvo do Nintendo Wii se divertindo Horrores !!!
Esses são meus palpites acerca do Wii e do Wii2 !!! Quais são os seus ???

O Futuro dos Games(X360 e PC)


Postado em maio 19, 2009 por fabio goulart


Sim amigos,
A algum tempo atrás, eu tinha publicado essa matéria, mas devido a um monte de fatores acabei não a continuando…Fiz algumas modificações no texto e gostaria de dizer que sexta-feira publicarei a continuação.
-Não podemos negar que enquanto muitos de nós estão juntado os cascalhos para comprar um com console 7gen( Wii, PS3, x360) ou para dar aquela turbinada no PC, as empresas responsáveis pela criação de nossos amados consoles já estão pensando e trabalhando na produção e desenvolvimento de tecnologias que só serão utilizadas nos consoles de Oitava geração.
-Muitos gamers ficam indignados com tal postura das empresas, mas quem joga vídeo game a mais de 18 anos como eu, sabe que essa é marcha constante e ininterrupta dos consoles e que cada geração dura em média 5 a 6 anos apenas.
-Pensando nisso, resolvi ´´especular“ sobre esse futuro que nos aguada…
Então:
- Vamos parar para pensar, Qual será o futuro dos atuais consoles a partir de 2012 e como será Seus sucessores.
…Hoje vou falar(novamente) sobre os PC e Xbox 360.

PC
-Previsões: Após a desaprovação massiva dos usuários do Windows Vista, a Microsoft tratou de desenvolver o mais rapidamente o novo Windows 7. Para nós jogadores esse SO realmente promete milagres, primeiramente será um sistema tão leve para os padrões atuais quanto o XP, porém com funcionalidade muito superiores as do Vista. Além de deixar o CPU mais livre para a execução dos games, ele contará com o DX11, plataforma que (possivelmente) permitirá que o GPU da placa de vídeo processe dados da AI, sendo assim, além de aumentar a possibilidade do desenvolvimento da ´´personalidade e inteligência“dos personagens, CPU ficará mais leve permitido que os jogos ganhem mais detalhes e atinjam um patamar gráfico que ainda é inimaginável com o Windows Vista.
-O que será dos atuais PCs ??? Nenhuma placa de vídeo existente atualmente dá suporte REAL a esses recursos(nem as HD4000 2x nem as GF 250), sendo assim a AMD e a Nvidia ainda estudam a melhor maneira de desenvolver seus próximos GPUs. Como a previsão do lançamento de tais placas é para 2011, é provável que bem poucas desenvolvedoras de jogos lancem games que não dêem suporte para placas como as GF 9000 e HD4000 por mais um bom tempo. Acredito que um PC que hoje ´´roda tudo no máximo“ ainda tem uma longa vida útil e suportará os mais novos lançamentos pelo menos até 2014. Minha dica para quem quer montar um super PC agora, é montar uma maquina sem muitas esperanças de fazer um ´´Up“ daqui um 4 ou 5 anos, pq é provável que tenhamos uma mudança radical nos soquetes de CPU e slotes das Placas de Vídeo.
X360
-Previsões: Recentemente, a M$ domina o mercado de games ´´hardcores“ prova disso é o apoio das 3part no desenvolvimentos de games para M$ e a constante migração de franquias antes exclusivas para PS para o x360. Na próxima geração é provável que a M$ ande na contramão dessa tendência e invista pesadamente no publico mais casual que atualmente não se cativa com ´´a caixa suprema“. Um dos maiores trunfos da dos XBOX sempre foi sua rede virtual conhecida com XBOX LIVE. É provável que ela se Xpanda expanda ainda mais na próxima geração, e que o x720 siga a linha Zeembo e não possua nenhum tipo de mídia sendo assim os games ficariam seguros contra a pirataria num servidor da M$ além de ficarem com a distribuição muito mais barata e etc. Na parte gráfica podemos ter certeza que teremos mais uma vez o que há de melhor em tecnologia, porém com muito mais segurança, para evitar o verdadeiro fiasco que foram os constantes problemas dessa geração como 3rl por exemplo. Quanto ao hardware é provável ele perca a nada simpática aparência de caixa e que tenhamos uma porção de periféricos, como câmeras de sensores de movimento, microfone, etc, para agradar os jogadores casuais e expandir a jogabilidade dos hardcores. Não se espante se surgirem perisféricos no estilo Wii e games casuais ainda no x360!!! Outra tendência para o x720, será a expansão da possibilidade de cada usuário desenvolver seu próprio game e publicar na LIVE, além de contar com diversos recursos de comunicação e entretenimento como VOip e comunidade de relacionamento utilizando os Avatares . Em resumo o x720 não será apenas um ´´up“ do 360, a M$ está se preparando muito bem e tende a lançar algo para revolucionar o mercado de consoles (algo que de fato nunca fez até agora…)
-O que será do atual Xbox360 ???
Acho que nunca houve antes na história um VG que apresenta-se tantos problemas técnicos graves quanto o 360. Porém acho que essa não será a maior pedra no caminho da longevidade do 360…
Visando dar o pulo do gato e conseguir uma série de franquias que não tinha interesse em produzir games para o primeiro Xbox a M$ lançou precocemente no final de 2005 o x360. O console tinha um Hardware muito a frente do seu tempo, para não prejudicar o desenvolvimento de jogos a M$ usou a cabeça e formulou uma plataforma de desenvolvimento muito simples e parecida com a dos PC da época. A estratégia deu duplamente certa, pois o 360 atraiu a quase todas as grandes produtoras por ser fácil de programar e ter um excelente poderio gráfico.Com isso, ganhou boa parte dos jogadores hardcores, o que possibilitou a migração de franquias exclusiva do PS2 para a caixa.
Vc deve estar agora se perguntando:´´Mas no que é que isso pode influenciar no fim precoce do 360 ???“. Simples, no final de 2008( quatro anos antes do termino da geração) o console já estava tendo, assumidamente, 100% de seu poder utilizado nos games, isso que limita muito o desenvolvimento de futuros títulos para o 360. É provável que nos próximos 4 anos, diversas produtoras migrem novamente para o PS3 que ainda tem muito mais lenha para queimar(mesmo que tecnicamente muitos acreditam que hardware do PS3 e 360 tem o mesmo poder). Com a migração das franquias, haverá inevitavelmente a migração dos jogadores, pois a M$ começou a investir muito tarde no carisma como Avatares e personagens icônicos(algo que a Nintendo já faz a tempos)…Por fim o lançamento do x720 virá como ´´a pá de terra final“ do 360, pois como seu foco sempre foi games hardcores e com gráficos supremos,
Qual será o sentido a M$ continuar a subsidiar um console que se tornou fraco e obsoleto comparado com x720 e os outros consoles 8Gen???Sim esse será o fim do 360, ou em outras palavras, suas características que levaram ao sucesso no inicio da vida, serão as responsáveis por cavar sua cova