quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Acabei de ler Ecco Homo: De como a gente se torna o que é de Friedrich Nietzsche.

Ecco Homo Friedrich Nietzsche
Acabei de ler Ecco Homo: De como a gente se torna o que é de Friedrich Nietzsche. Um ótimo livro e uma excelente leitura. Em poucas palavras é Nietzsche falando sobre Nietzsche. Algo totalmente épico #FICAADICA. Sem dúvida umas das grandes obras dedicadas ao egocentrismo humano, uma marco deste filósofo que tem como uma de suas principais marcas a critica à religião.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Sony e Nintendo negociam para fabricar no Brasil, diz Governo


Nesta terça-feira (27) a Microsoft anunciou a produção do Xbox 360 no Brasil, em Manaus, iniciativa que vai resultar em redução de 40% no preço do console a partir de 5 de outubro. Porém, ao que parece Sony e Nintendo já estão se movimentando: segundo Luis Antonio Rodrigues Elias, secretário-executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia, ambas estão em negociação para fabricar seus consoles, das linhas PlayStation e Wii, no Brasil.
“O país agora é uma plataforma para lançamento também de produtos mais sofisticados, por sua pujança recém-adquirida”, explica Luis Antonio, que é o número 2 da pasta. “Essas empresas [Nintendo e Sony] querem se inserir no mercado da América do Sul e todas estão em negociações, o que demonstra que nosso ambiente está adequado para recebê-las”, completa.
Questionado sobre se a Nintendo poderia fabricar o Wii nas instalações da Foxconn, empresa responsável pela manufatura do console no exterior, Luis Antonio disse não saber: “O que sei é que as empresas querem produzir um conjunto de bens qualificados, inclusive consoles, para introduzir no mercado brasileiro”.
Sobre o Jogo Justo, Luis Antonio preferiu não se alongar muito na resposta, mas deu a entender que ainda se trata de um movimento em início de vida: “É muito iniciante”, cravou.

http://jogos.uol.com.br/ultimas-noticias/2011/09/27/sony-e-nintendo-negociam-para-fabricar-no-brasil-diz-governo.htm Fonte: 

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Começa a reestruturação do currículo do Ensino Médio

- Já faz um bom tempo que se fala na necessidade urgente de "reformar" o ensino médio nas escolas públicas. Os resultados drásticos do último ENEM "botaram lenha na fogueira"... Pois bem, o debate está aberto e a mudança está próxima. De uma "lida" no TEXTO \ PROPOSTA apresentado pela SECRS que prevê a abertura do debate deste assunto logo abaixo.




\/ \/ \/\/ \/ \/\/ \/ \/\/ \/ \/\/ \/ \/\/ \/ \/\/ \/ \/\/ \/ \/\/ \/ \/\/ \/ \/\/ \/ \/\/ \/ \/\/ \/ \/\/ \/ \/

SECRS inicia reestruturação do currículo do Ensino Médio

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) prepara para o primeiro semestre de 2012 a reestruturação do currículo do Ensino Médio. A proposta contempla qualificação, articulação com o mundo do trabalho e práticas produtivas. A ideia se constitui em um ensino médio politécnico, com articulação das áreas de conhecimento e suas tecnologias com os eixos da cultura, ciência, tecnologia e trabalho como princípio educativo (nível presente em 793 escolas).

Ensino Médio Politécnico

De acordo com dados do Censo Escolar da Educação Básica de 2010, o 1º ano do Ensino Médio de 793 escolas da rede estadual recebeu matrícula de 161 mil alunos. Nos três anos do nível, o número de matrículas em 2010 foi superior a 354 mil. De acordo com o secretário de Estado da Educação, Prof. Dr. Jose Clovis de Azevedo, as mudanças buscam superar a situação atual que apresenta defasagem idade-série de 30%, índice de abandono de 13%, principalmente no 1º ano, e de 21,7% de reprovação. Outro desafio é trazer para a escola 84 mil jovens, em idade de cursar o Ensino Médio, mas que estão fora da sala de aula.

Currículo

O Currículo do Curso de Ensino Médio Politécnico será desenvolvido em três anos, com 2.400 horas, com a possibilidade de um acréscimo de 600 horas na carga horária, totalizando 3.000 horas. Este acréscimo, dividido nos três anos, deverá ser constituído por estágios ou aproveitamento de atividades em situações de emprego formal ou informal. O conteúdo compõe projetos desenvolvidos nos seminários integrados como parte do currículo do curso. Ao longo dos três anos, a proporção da formação geral e diversificada é a seguinte: no 1º ano, 75%-25%; no 2º, 50%-50%; e, no 3º, 25%-75%.

Formação Geral

Inclui as quatro áreas de conhecimento: Linguagens e suas Tecnologias (conhecimentos expressivos/de comunicação; Língua Portuguesa, Literatura, Artes, Língua Estrangeira Moderna, Educação Física); Matemática e suas Tecnologias (conhecimentos lógico-matemáticos); Ciências da Natureza e suas Tecnologias (conhecimentos físicos, químicos e biológicos); e Ciências Humanas e suas Tecnologias (conhecimentos filosóficos, geográficos e sócio-históricos).

Formação Diversificada (humana – tecnológica – politécnica)

Constitui a articulação das áreas do conhecimento, a partir de experiências e vivências, com o mundo do trabalho. Enfoques ou temáticas: Educação e Conhecimento: base filosófica, psicopedagógica e sócio-antropológica (Psicologia da Educação e da Aprendizagem, Sociologia da Educação, Filosofia da Educação, História da Educação, Desenvolvimento Cognitivo, Desenvolvimento Neuromotor, Antropologia, Educação Especial); Conhecimento específico da Educação Infantil e do Ensino Fundamental: Literatura Infantil, Arte-Educação – Cênicas, Plásticas e Música, Expressão Dramática, Recreação e Jogos, Música, Nutrição, Puericultura, Enfermagem, Conhecimento Lógico Matemático, Psicogênese da Leitura e da Escrita, Fundamentos da Psicomotricidade, Desenvolvimento da Linguagem, Planejamento – Organização do Ensino, Legislação, Estrutura e Funcionamento do Ensino, Didáticas e Pesquisa.

No âmbito da Educação Profissional a reformulação do currículo busca articular os cursos técnicos com os arranjos produtivos locais e as necessidades de desenvolvimento do Estado, bem como com a modernização tecnológica.

As mudanças na Educação Profissional (156 escolas) e Escolas Normais (104 estabelecimentos) serão encaminhadas ao Conselho Estadual da Educação para análise e homologação, antes de entrar em vigência.

A reestruturação do Ensino Médio atende a diretrizes do Conselho Nacional de Educação (CNE) contidas na Resolução 04/2010, que estão em processo de homologação no Ministério da Educação.

Conferência

A proposta da Seduc está contida em um documento-base que entra em debate em todo o Estado, no processo de Conferência Estadual. A primeira etapa, que constitui o debate nas escolas, começa ainda em setembro. Os 22 mil professores do Ensino Médio do RS estão convidados a participar desse processo. A Conferência se estrutura em cinco etapas, sendo encerrada em dezembro, em Porto Alegre. A expectativa é reunir na Capital 400 delegados, com proporcionalidade dos segmentos escolares: 300 professores (75%), 60 alunos (15%), 20 funcionários de escolas (5%) e 20 pais ou responsáveis (5%).

Fonte: http://www.educacao.rs.gov.br/pse/html/noticias_det.jsp?ID=7505

sábado, 24 de setembro de 2011

RESUMÃO DA SEMANA. 24/09/11

Dilma Dinamite detona Nova York, Lula é doutor pela 6ª vez, os próprios criadores da velha CPMF comemorando o fim do fantasma da nova, Socos na TV AO VIVO...



Teve satélite caído na terra...Era pra ser no Brasil mas a foi cancelado pois não tínhamos estrutura para um EVENTO DESTE PORTE...Além disso o Galvão Bueno se recusou a narrar...



Semana Nacional do trânsito e dia mundial sem carro, Hora de pensar em MOBILIDADE URBANA...colocar um olhar mais humano nas nossas ruas e acabar com essa mortandade...



Começou o evento de Rock da década!!! Com bandas do naipe de FxZero e companhia!!! Me desculpem, mas prefiro ficar curtindo meus músicos mortos...














Enquanto isso...é melhor preparar as suas CASAS, pois ELE está chegando e a Globo já confirmou que ficará em Porto Alegre.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

PARE!!! MUDE DE ATITUDE & SORRIA!!!


Projeto PARE from RandomSide on Vimeo.

Na semana Mundial do Trânsito. PARE!!! MUDE DE ATITUDE & SORRIA!!!

PERFIL

FABIO GOULART:


Sou Proativo, dinâmico, assíduo com horários...

Tenho facilidade em cumprir e elaborar objetivos, rápida aprendizagem, ótima argumentação, facilidade de relacionamento e excelente dinâmica para compartilhar conhecimentos.

Sou um agente transformador nos ambientes onde atuo. Sempre trago e compartilho vivências que possam ser agregadoras e que possam aumentar a produtividade ou domínio de assuntos.

Gosto de compartilhar ativamente com minhas idéias, bem como gosto de desenvolver meus próprios projetos tanto para minha melhora contínua, tanto para a melhora da minha equipe.

 Acima de tudo, tenho uma ampla rede de conhecimentos que não êxito em utilizar para sempre melhorar o ambiente onde estou.

***
JULIANA PACHECO:



***CURRÍCULO PROFISSIONAL***

DADOS PESSOAIS

FABIO GOULART
NASCIMENTO: 11/12/1987
           

DISPONIBILIDADE: 

TOTAL

           
GRADUAÇÃO & CURSOS
           
Pós Graduação em andamento
Mestrado em Ética e Política
Filosofia - PUCRS

Ensino Superior Completo
BACHARELADO & LICENCIATURA
Filosofia – PUC RS

 Curso – Atualização em Filosofia – 2011 -  30 horas – FGV
 Curso – Atualização em Sociologia – 2011 - 30 horas – FGV
 Curso – Ética Empresarial – 2010 - 15 horas – FGV
 Curso – Excel intermediário –  2009 –18 horas – Atento Brasil S/A
 Curso – Empreendedor Individual – 2009 – 15 horas –  SEBRAE
 CNH categoria “B” e veículo próprio.

ESTÁGIO DE DOCÊNCIA

400 horas comprovadas
Escola Estadual de Ensino Médio Santa Rosa
Bairro Rubem Berta, Vila Santa Rosa, Porto Alegre RS
*Avaliado com nota 100(conceito máximo) pela orientadora da PUC RS
**Avaliado com nota máxima também pela professora titular da E.E.E.M. Santa Rosa.
           
 EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS      
           
             
 EMPRESA: CarHouse Toyota

 CARGO: Consultor Comercial (vendedor de veículos novos)

 PERÍODO: De 2010 a 2011 (1 ano e 3 meses)

TRAJETÓRIA: Entrei na empresa para realizar prospecção e retenção de clientes, em pouco tempo me destaquei e comecei a realizar comparativos entre veículos, também fiquei responsável por elaborar índices e planilhas de satisfação de clientes e por dar treinamentos sobre produtos Toyota e mecânica básica. Após seis meses passei a auxiliar a área de marketing, onde desenvolvi o plano de ação da CarHouse nas mídias sociais(Youtube, Facebook e Twitter). Devido ao meu perfil e qualidade fui rapidamente promovido ao cargo de Consultor Comercial onde fiz vários cursos da Toyota para auxiliar no atendimento e na venda de carros 0Km.

PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES: Venda de Veículos, Seguros, Financiamentos, acessórios, consórcios, negociações em geral. Prospecção de novos clientes, retenção de clientes antigos, pesquisas de satisfação com clientes interessados em compra de veículos, pesquisas pós compra e serviços, elaboração de  índices e planilhas de satisfação dos clientes, realização comparativos entre modelos Toyota e da concorrência, aplicação de treinamentos para colegas do setor.  Desenvolvimento do plano de ação nas mídias sociais.   

***

 EMPRESA: Atento Brasil S/A

 CARGO: Consultor de Relacionamento (VIVO S/A)      
           
 PERÍODO: De 2007 a 2010 (34 meses) 
                 
 TRAJETÓRIA: Entrei na empresa como auxiliar de suporte do Terra Networks S/A onde me  destaquei e foi  promovido a consultor de relacionamento da Vivo S/A com 10 meses de emprego. Sai da empresa após o fechamento do setor em Abril de 2010.

PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES: Gerência de contas empresariais, suporte porte à gerência e executivos de vendas da Vivo, atendimento diferenciado a clientes de alto valor, negociação de planos e tarifas de telefonia celular, fidelização de clientes, atingir metas de vendas e atendimento, elaboração e apresentação de tabelas de resultados pessoais e prestar todo tipo de suporte a internet dos clientes.
           
           
           
***
 EMPRESA: Exército Brasileiro
                                    
 CARGO: Soldado        
                                               
 PERÍODO: De 2006 a 2007 (12 meses)

 TRAJETÓRIA: Entrei como voluntário ao serviço militar, desfilei no 7 de Setembro montado a cavalo, fui Agente de Segurança aproximado Do Presidente da República em suas visitas a Porto Alegre e Alvorada, participei como auxiliar no Mundial de equitação militar, Participei da operação de combate à dengue, etc. Sai após cumprir o serviço obrigatório, com direito a “honra ao mérito”.

 PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES: Guarda ao aquartelamento, treinamento físico e militar, respeito à hierarquia, trato e montaria de cavalos, apresentação em formaturas e o cumprimento dos mais diversos tipos de missões sempre que designado.

***
EMPRESA: W3 Tech

CARGO: Office Boy  
                                                  
PERÍODO: 2005 a 2006 (10 meses)

TRAJETÓRIA: Trabalhei nesta empresa de internet sem carteira assinada até ingressar no quartel.

PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES: Pagamento de contas, entrega e recolhimento de documento e cobrança de clientes a domicilio. 

***

EMPRESA: Cia Zaffari Comércio e Indústria

CARGO: Empacotador        
                                       
PERÍODO: 2004 (4 meses)

TRAJETÓRIA: Fui contratado como temporário para Páscoa.

PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES: Atender aos clientes com cordialidade, empacotar corretamente os produtos, fazer entrega de compras a domicilio.

***

TRABALHO VOLUNTÁRIO

Foi voluntário durante 14 meses no Centro de Equoterapia Gaúcho, auxiliando pessoas portadoras das mais diversas necessidades especiais a se reabilitarem e se socializarem através desta terapia com cavalos.  

FOTO DO CANDIDATO

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

“...foi o próprio Deus que ao fim de sua obra se disfarçou de serpente indo se deitar sob a árvore do conhecimento: assim ele se restabeleceu do fato de ser Deus...Ele havia feito tudo demasiadamente belo...O diabo é apenas a ociosidade de Deus a cada sétimo dia...” (by F. Nietzsche)


quarta-feira, 21 de setembro de 2011

LUDWIG WITTGENSTEIN: AFORISMOS SOBRE O JOGO DE LINGUAGEM ( Aphorisms about the language game)

filosofo ludwig wittgenstein


Título: LUDWIG WITTGENSTEIN: AFORISMOS SOBRE O JOGO DE LINGUAGEM

Autor: FABIO GOULART

PORTO ALEGRE, 2010.

***

Abstract

This is a brief introductory study to the concept of language game of Ludwig Wittgenstein, a key concept not only in the thought of this philosopher, but for the whole language philosophy and contemporary philosophy generally. After reading and thinking done on the original texts of Wittgenstein leaned to the aphorism § 65 of the book Of Certitude to underpin the central idea that through language, specifically through the philosophy of language originated, it is possible transcend the limits we are used to observe the objects and traditional meanings of words. 



                        Keywords: Aphorisms, language game, Meaning.

Resumo

            Este é um breve estudo introdutório ao conceito de jogo de linguagem de Ludwig Wittgenstein, conceito chave não somente dentro do pensamento deste filósofo, mas também para toda filosofia da linguagem e para a filosofia geral contemporânea. Após leitura e reflexão feita sobre os textos originais de Wittgenstein me apoiei ao aforismo §65 do livro Da Certeza para alicerçar a idéia central de que através da linguagem, mais precisamente através da filosofia oriunda desta linguagem, é possível transcendermos os limites que estamos acostumados a observar nos objetos e nos significados tradicionais das palavras.



                              Palavras chave: Aforismos, jogo de linguagem, Significado.


1. A Escolha Do Tema: Introdução

            Escolhi como tema deste trabalho a questão do jogo de linguagem, ou talvez seja melhor chamar de conceito de jogo de linguagem. Tomei esta decisão, pois julgo este é um conceito chave em Wittgenstein bem como para toda filosofia da linguagem.

2. Procedimentos Utilizados

            Uma vez escolhido o tema, iniciei uma breve leitura do livro Da Certeza, donde fiz um apanhado de anotações e demarquei uma série de aforismos que julgo estarem relacionados entre si e entre o tema escolhido. Depois refleti sobre o tema e escrevi as considerações que serão expostas no próximo item deste trabalho. Por fim, escolhi entre todos os aforismos o que considero a viga estrutural do meu viés de raciocínio. Talvez a ordem metodológica destes passos não seja a melhor possível para o estudo deste tema, mas certamente foi a maneira que minha mente encontrou para dar sentido aos conteúdos trabalhados e atingir os objetivo central deste trabalho que é a clarificação do conceito de jogo de linguagem.

3. Considerações Pós-Reflexivas Acerca do Jogo de Linguagem

            De certa forma o Wittgenstein amadurecido de “Da Certeza” pressupõe que não há qualquer espécie de essência a ser descoberta na linguagem, isto nos remete a pensar que não vamos encontrar nada além de um grande aglomerado de linguagens particulares em suas diferenças.
            Encontramos no mundo as mais diversas formas de jogo. Jogos olímpicos, jogos de cartas, jogos de videogame, jogos de futebol, etc. Cada uma destas formas de jogos possui suas próprias essências, neste sentido não podemos dizer que existe uma essência única entre todas as formas de jogos. O que existe é apenas uma limitada série de semelhanças e familiaridades (tal como, a competição, o desafio, a vitória, a derrota, etc.) que permitem que todas estas diferentes práticas possam ser denominadas de “jogo”.
            Se refletirmos sobre as diferentes linguagens, podemos fazer uma interessante analogia entre “jogo” e “linguagem”, onde a relação das diferentes linguagens não passa de semelhanças ou familiaridades. Wittgenstein chama os segmentos heterogêneos da linguagem, como regras e finalidades próprias de Jogo de Linguagem.[1]    
            Através da linguagem podemos transmitir cultura, dar ordens, contar piadas, etc. Mas o mais interessante disso tudo é o fato de que muitas vezes fazemos isso utilizando as mesmas palavras. Por isso o filósofo percebe que o significado real de uma palavra só é estabelecido dentro de um jogo de linguagem específico. Fora de um jogo a palavra está completamente destituída de significado e se inserida em outro jogo de linguagem, provavelmente assumirá uma nova significação.
            Isso implica dizer que o significado de uma palavra não está nem relacionado pelo objeto que ela representa no mundo factual, nem nas entidades mentais que a pronúncia ou leitura da palavra representa. Para Wittgenstein o que realmente interessa na hora de se estabelecer o significado da palavra é o momento em que o falante consegue dizer e que o ouvinte consegue compreender estas falas. Podemos facilmente observar este fato quando, por exemplo, utilizamos gírias ou linguagem técnica em alguma conversa.
            Por isso a linguagem deve ser sempre encarada como uma prática pública. Um termo vai ganhado seu significo pela aceitação e correção pública, se não for assim, não passa de um ruído ou dum mero sinal se for escrito. A sim sendo, uma linguagem privada não é linguagem. É necessário sempre mais de um indivíduo utilizá-la para que seja linguagem. Seguindo este raciocínio, devemos evitar linhas de estudo que separem a linguagem de seus indivíduos e de seus usos. Caso contrário, estaremos correndo o risco de perder muito tempo e sem avançarmos absolutamente nada em relação ao que realmente importa na linguagem... sua prática.
            Quando colocada dentro do campo prático a linguagem supera o papel secundário de apenas representar as coisas que existem no mundo e passa a ter o poder de transcender os objetos, podendo assumir um significado muito além dos objetos que pode representar. Por isso para o filósofo, a partir do jogo de linguagem, a linguagem possui uma função muito mais importante do que apenas representar coisas.

4. Aforismos Interessantes e Relacionados ao “Jogo de Linguagem” Encontrados no Livro Da Certeza de Wittgenstein.
    
§3:
“Se, por exemplo, alguém dizer: <<Eu sei se existe uma mão aqui>>, poderia dizer-se-lhe <<Observa melhor>>. – Essa possibilidade de cada um se convencer faz parte do jogo de linguagem. Representa uma das suas características essenciais.”

§24*:
“A pergunta do idealista seria mais ou menos assim: <<Que direito tenho eu de não duvidar da existência das minhas mãos?>> (e a resposta para isso não pode se<<sei que existem>>) Mas alguém que faz essa pergunta não está considerando o fato de que uma dúvida acerca da existência  apenas tem cabimento no jogo de linguagem. Daí que tenhamos, primeiro, de perguntar: O que seria uma dúvida dessas? E não compreendamos imediatamente.”

§56**:
“Quando alguém diz: << Talvez este planeta não exista e o fenômeno da luz se produza de qualquer outro modo.>>, então, apesar de tudo, essa pessoa precisa de um exemplo de um objeto que existia de verdade. Então não existe – como, por exemplo existe...
Ou devemos dizer que a certeza é apenas um ponto idealizado do qual há certas coisas que se aproximam mais, outras menos? Não. A duvida perde gradualmente o sentido. Este jogo de linguagem é justamente assim.
E tudo o que é descritivo num jogo de linguagem é do domínio da Lógica.”
   
§63:
“Se imaginarmos os fatos diretamente do são, certos jogos de linguagem perdem alguma importância, enquanto outros se tornam importantes. E desse modo, há uma alteração – gradual – no uso do vocábulo.” 

§65:
“Quando os jogos de linguagem mudam, há uma modificação nos conceitos e, com as mudanças nos conceitos, os significados das palavras mudam também.”

§82**:
“Aquilo que conta como prova adequada de uma afirmação é do domínio da lógica. Pertence à descrição do jogo de linguagem.”

§114*:
“Quem não tiver certeza de nenhum fato, também não pode ter a certeza do significado das suas palavras.”

§306*:
“<<Eu não sei se isso é uma mão>>. Mas saberá você o que significa a palavra <<mão>>? E não diga << Eu sei o que significa agora para mim>>. E não é um fato empírico, que esta palavra é usada desta maneira?”

§369*:
“ Se eu pretendesse duvidar disto ser minha mão, como evitaria duvidar da palavra <<mão>> ter qualquer significado? Isso é uma coisa que parece que eu sei afinal.”

§456*:
“Se portanto, duvido ou estou incerto quanto a isso ser a minha mão(qualquer que seja o sentido), porque não, neste caso, quanto ao significado dessas palavras também? “

§509:
“Realmente pretendo dizer que um jogo de linguagem só é possível se confiarmos nalguma coisa (não disse <<podemos confiar nalguma coisa>>).”

§559:
Você deve ter em atenção que o jogo de linguagem é, por assim dizer, imprevisível. Quero dizer: não se baseia em fundamentos. Não é razoável (ou irrazoável).
Está aí – tal como a nossa vida.”

§620:
“Em circunstâncias especiais, diz-se <<pode confiar nisso>>; e essa garantia pode ser justificada ou injustificada na linguagem do quotidiano, e pode também considerar-se justificada mesmo que não ocorra aquilo que se previu. Existe um jogo em que se utiliza essa garantia.”

5. Comentários Acerca dos Aforismos Selecionados

            §24,306,369,456,509: Acho interessante observar nestes aforismos que mesmo quando ficamos com alguma duvida, não estamos colocando os conteúdos proposicionais em xeque. “Um jogo de linguagem só é possível se confiamos nalguma coisa”, sem que isso signifique “podemos confiar nalguma coisa.”
            §82,56: Os jogos de linguagem estão sempre mudando, assim sendo, há um constante “reajustar” entre o conteúdo empírico e lógico dos jogos de linguagem. “Aquilo que conta como prova adequada de uma afirmação é do domínio da lógica.”
            §63,65: Mesmo com este “reajustar”, a relação entre o empírico e o lógico do jogo de linguagem existe e nunca pode ser deixada de lado. Esta relação revela uma grande vulnerabilidade no jogo de linguagem. Qualquer alteração que ocorra aqui pode alterar o significado das palavras e dos conceitos, chegando ao extremo de poder alterar o vocábulo de uma linguagem.

6. O Aforismo Principal: Conclusão
           
            Julgo que o aforismo principal deste trabalho é o §65 : “Quando os jogos de linguagem mudam, há uma modificação nos conceitos e, com as mudanças nos conceitos, os significados das palavras mudam também.” Isso porque, revela o quanto é frágil a nossa linguagem ao ponto de as relações do jogo de linguagem serem capazes de mudar o significado dos conceitos que muitas vezes servem de base para toda uma cultura. Visto que uma das principais atividades de um filósofo é analisar e determinar conceitos, posso supor que dentro do pensamento de Wittgenstein, nós filósofos somos grandes criadores de jogos de linguagem que não se contentam em explicar e representar o mundo empírico e passam a buscar alguma forma de transcender nossos limites.

Referências

SUMARES, M. “Sobre da Certeza de Ludwig Wittgenstein”.Ed.Contraponto. Porto, 1994.

Wittgenstein, L. “Da Certeza” Ed. Edições 70. Lisboa, 1990.

Wittgenstein, L. “Investigações Filosóficas”  Ed. Nova Cultura. São Paulo, 1999.
           


[1] Investigações Filosóficas §7.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Em breve: Muitas novidades aqui no Blog

Estou re-asfaltando este blog. A partir de agora estarei dedicando muito mais tempo a ele.

Ele passará a canalizar e globalizar minhas idéias. Logo a cima no canto direito ficará disponível uma lista de meus contatos nas redes sociais como Face, Orkut, Twitter, além dos meus vídeos do YouTube e fotos numa rede que ainda não decidi. Também vai ter uma lista com os artigos e aulas FILOSÓFICAS que criei assim facilitará a busca por conteúdo. Falando nisso: coloquei uma barra de busca do Google no topo da página.

O blog também passará a ser minha página pessoal, por isso também ali na coluna da direita colocarei links como meu currículo profissional, orientação política e religiosa, perfil operacional etc... informações mais técnicas sobre mim...AHH!!! A partir de agora também será possível acessar o blog através dos endereços WWW.FABIOGT.CO.CC e FABIOGT.CO.CC