domingo, 30 de setembro de 2012

Quando o amor vencer

?

?

?


De que lado tu jogas?


De que lado tu quer jogar?

Diga não à Homofobia


sábado, 29 de setembro de 2012

Cursillo de Filosofia para Principiantes


O pessoal vive me perguntando se tem algum cursinho de Filosofia para Principiantes... não é que achei um bem interessante aqui no estrangeiro!!!? kkkkkkkkkkkkkkk !!!!!! Vai encarar !!!

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Frases de Filosofia - Demonstrações de carinho, confiança, e afeto são infinitas vezes superiores à manifestações de desejo, interesse e pretensão. - Fabio Goulart

Se isso se chama amor
 então eu sou um cara muito romântico!
Não suporto esta Glamourização da Putaria 
que a cultura pop tenta fazer com que eu aceite como "Legal e Divertido". 
"Curtir a Vida" tem pra pra mim um sentido muito mais interessante
do que ir em baladas, se drogar e trepar com todo mundo.
Não me arrisco a tentar descrever o que é amor em uma frase...
... Mas sei muito bem o que é amar e ser amado.
*A título de curiosidade* Na foto: eu e minha amada esposa
e essa minha Homenagem de Amor Filosófica.

Brasil um país de analfabetos Virtuais - O Som da Verdade #7




Infelizmente vivemos um degradante período no Brasil chamado analfabetismo virtual.

Os analfabetos virtuais, que são aqueles que não sabem nada e não fazem ideia sobre o que seja.

E os analfabetos virtuais funcionais, que até sabem, mesmo que pouco, mas não aplicam o que sabem, nem buscam entender o porquê, ou como funciona isso.

Até ai tudo bem, pois o país está melhorando em vários sentidos, em constante crescimento principalmente financeiro e a esperança é que este cenário mude e fique cada vez melhor.

Mas o maior problema em relação ao desconhecimento atual, não é por parte dos usuários de internet no geral, mas sim das autoridades e de nossas leis.

Recentemente o Presidente do Google Brasil foi preso por uma descabida e desinformada decisão judicial.

Na noite da quarta-feira, dia 26/09/2012, A Polícia Federal expediu um mandado de prisão contra Fábio Coelho, na condição de representante do Google no Brasil, que se recusou a retirar dois vídeos do Youtube, considerados ofensivos ao candidato a prefeito Alcides Bernal do PP, mesmo após decisão judicial determinando que os vídeos saíssem do ar.

Em decisão do último sábado, o juiz Amaury da Silva Kuklinsky, do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul), manteve a ordem de prisão. O pedido de prisão de Coelho e a suspensão do acesso aos sites do Youtube e do Google no Estado —também mantida— já havia sido determinada pela primeira instância da Justiça Eleitoral. O Google recorreu, mas Kuklinsky manteve a sentença.

De acordo com o juiz, apesar de ser um “espaço livre e democrático, o uso indevido da internet, na esfera eleitoral, deve ser coibido, na medida em que não se trata de território isento de responsabilidade e não se vislumbra qualquer causa de imunidade no manuseio dessa ferramenta de comunicação”.

O Google afirmou que recorre da decisão, porque “sendo uma plataforma, o Google não é responsável pelo conteúdo do site”.

Mas sejamos coerentes e vamos tentar entender o que é o Google e o que é o You Tube, estas são plataformas virtuais, livres, públicas, sem custos para os usuários, um dos maiores adventos da internet, sem dúvida uma das invenções mais sensacionais de todos os tempos, as quais o próprio governo não conseguiria disponibilizar para a população, se hoje temos acesso à informação e aprendemos milhões de coisas por segundo, precisamos parabenizar o Google.

As formas de comunicação evoluem com o tempo, tivemos o livro, o cinema, o jornal, o rádio, a televisão e agora temos a internet.

Você alguma vez em sua vida pensou em achar qualquer coisa em uma pequena busca na velocidade de um clique? Antes da invenção Google? Já reparou que você pode pesquisar sobre tudo e ter acesso a vários tipos vídeo aulas no Youtube por exemplo. Hoje em dia a metodologia de ensino EAD só é possível com a qualidade que tem devido à internet, do contrário seria apenas um sonho.

Nossas leis estão defasadas e não existe uma legislação específica de bom senso sobre internet, ela é outro mundo que disponibiliza a informação de forma inacreditável e o melhor, sem custos, nós precisamos lutar por uma legislação de internet que faça sentido e os juízes que farão a analise dos casos precisam saber e conhecer sobre informática e internet, pois do contrário é pura perda de tempo.

O uso indevido da internet, na esfera eleitoral, deve ser coibido? Nada impede que o autor seja punido e não o “publicador” do conteúdo, pois ele não é cumplice, pois não necessariamente concorda com a publicação e o que vale é a liberdade de expressão.

Muitas coisas no Brasil são confusas e a desigualdade é muito grande em todos os sentidos e isso é de indignar a qualquer um e não podemos aceitar isso de forma alguma.

Palavras de Fábio Coelho (presidente do Google Brasil): “ Ironicamente, o usuário que publicou um dos vídeos acabou por removê-lo e fechou sua conta no YouTube – esse é apenas um exemplo dos efeitos intimidatórios do episódio para a liberdade de expressão”.

Tivemos vários episódios irônicos nos últimos tempos, como o fato da Carolina Dieckmann processar o Google pela “divulgação de suas fotos nuas”.

Cláudio Gonçalves Pereira PRESO na cadeia de segurança máxima de Bangu I por roubar um frango?
Thor Batista MATOU um ciclista com diversas multas e está solto e dirigindo?
Diego Cardoso de Souza e Márcio Almeida dos Santos, PRESOS sem terem cometido crime algum?
ECAD quer COBRAR blogs que embutem vídeos do Youtube?
Presidente do Google PRESO

Não dá para acreditar!

Que país é Este?

Alguém notou algo? Precisamos uma reforma de conceitos e de valores urgente...

Você não acha? Temos muitas perguntas e queremos saber a sua opinião sobre este tema tão abrangente.


 Autor: Fábio Fleck

A Escolha é Sua... Hahahaha!


O que de fato queremos ganhar?


quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Perigos para sociedade


Asilo Político para o Criador do Wikileaks - O Som da Verdade #6

Os donos do mundo estão novamente em polvorosa, por causa do conhecido esquerdismo latino-americano dispendido nas causas de injustiças.

Em meados de 1814, há muito tempo atrás, um punhado de mocinhos iluministas e defensores de leais virtudes procuravam estabelecer algumas regrinhas políticas básicas na Europa. Eles criaram o chamado Congresso de Viena e fizeram um tratado ali.
Esta conferência entre embaixadores das grandes potências mundiais, aconteceu principalmente no intuito de restaurar a situação política anterior à Revolução Francesa e buscava equilíbrio entre as nações bem como alguns limites para certos tipos de politicas internacionais, para evitar incidentes diplomáticos e aproximar os países .

Mas parece que o Velho Mundo, andou esquecendo isso e também o motivo disso ter ocorrido.

Recentemente um jovem australiano chamado Julian Assange, criou um portal de denúncias internacionais, o WikiLeaks, responsável por inúmeros vazamentos de provas, incriminações, documentos sobre muitas nações e suas praticas erradas.

O site foi criado em 2006, mas somente em 2010 quando eles começaram a falar sobre os EUA eles tiveram uma repercussão amplamente negativa e por que será?

Por que o Tio Sam não perdoa ninguém que cruze seu caminho com intenções duvidosas.
Após o vazamento de documentos sobre possíveis crimes de guerra cometidos no Afeganistão e no Iraque pelo Exército dos Estados Unidos, sua fama cresceu.

Assange perdeu a cidadania sueca, foi acusado de estupro e abuso sexual e a Interpol o colocou em sua lista de procurados, foi também submetido à prisão domiciliar, podendo sair apenas durante o dia e sendo obrigado a usar uma tornozeleira eletrônica que monitorava todos os seus movimentos. Mesmo assim, Assange conseguiu entrar na embaixada do Equador em Londres, onde conseguiu asilo político.

Porém, o governo do Reino Unido ameaçou, por carta, invadir a embaixada e retirar ele à força de lá. A crise diplomática segue sem resolução, mas é mesmo um absurdo que eles façam isso. O simples fato de mencionar a possibilidade de uma invasão, já é um desrespeito sem igual. Depois de tudo que fizeram, transformando o mundo em Colônia, transformando a América Latina em terra reserva, desrespeitando os tratados, leis e  até mesmo a ONU, estabelecendo o inglês como a língua oficial do mundo e criando seu sucessor de mesma proporção: Os Estados Unidos, O ReinoUnido ainda quer mais.

É difícil imaginar quando e onde isso vai parar, mas tudo tem limite, não basta ser um excelente país desenvolvido, é necessário ter respeito e tratar os demais países de maneira igual. Julian simplesmente não pode sair, pois caso faça isso,  irão deportá-lo para os EUA, onde provavelmente será preso, torturado, ou enviado para Suécia.

Onde estão as provas dos crimes cometidos? 
Ou será que ficaram irritados, com as denúncias e resolveram forjar uma situação de vingança?
Até quando quem falar a verdade será punido e quem mentir será exaltado?
E até quando a história será reescrita pelos donos do Mundo?

Acesse: http://wikileaks.org/e tire suas próprias conclusões à respeito do objetivo do site.
  
Autor: Fábio Fleck

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Frases de Filosofia - Muito além de uma série de golpes fatais, seis anos de treinamento e dedicação à arte do NINJUTSU me ensinaram que quanto mais invisível se pode ser, mais coisas se consegue enxergar. - Fabio Goulart

*A Título de Curiosidade* Durante 6 anos fui shinobi, na foto sou sou eu. hehehe... COMPARTILHE e CURTA Filosofia Hoje ! Participe também do blog www.filosofiahoje.com Nos ajude a continuarmos nosso trabalho de sempre levar até você conteúdo de qualidade para sua reflexão diária, basta clicar no link e depois em VOTAR http://www.topblog.com.br/2012/index.php?pg=busca&c_b=12147235 juntos vamos ganhar o Top Blog 2012 :)

Aos revolucionários do Facebook


Lave a louça e lave de maneira consciente, afinal: O mundo também precisa ser salvo. hehehe

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Greve: Ninguém Gosta de Greve - Vlog Filosofando #4



Vlog Filosofando #4

Qual sua opinião sobre as greves? Você acredita em luta por globalização dos direitos? Pro que fazer "operação padrão" e outras coisas tão impopulares? Todos podem fazer greve? Por que os subempregados não fazem greve? Quem faz as greves? Os sindicatos realmente defendem os trabalhadores? Por que a mídia nunca defende as greves? É possível pensar uma greve com grande apoio do povo? Como fazer uma greve ser popular?

Essas são apenas algumas questões expostas para você refletir no quarto vídeo de nosso vlog!

Eu Voltarei !!!

Blog: http://www.filosofiahoje.com/
Face: https://www.facebook.com/FilosofiaHoje
Twitter: http://twitter.com/fabiogoulart_gt
Google+: https://plus.google.com/u/0/103330374230250663726
You Tube: http://www.youtube.com/user/FilosofiaHoje/videos?flow=grid&view=0 (vc está por aqui hehehe)

Categoría:

Licencia:

Licencia de YouTube estándar

Olá a todos! Gostaríamos de comunicar que nós do Filosofia Hoje estamos desenvolvendo uma nova proposta para uso de "marcas d´água e assinaturas" em nossas postagens aqui no Facebook e no Blogger se trata de uma melhora que passaremos a utilizar a partir de 1/10/2012 que dará os devidos créditos a todos os envolvidos no processo de criação intelectual de todo nosso conteúdo. Em breve publicaremos o método e contamos com todos vocês para que seja divulgado, pois não queremos apenas aumentar a credibilidade de nossas postagens... Sonhamos com uma internet que realmente seja fonte de conhecimento dotada de credibilidade. Agradeço a atenção de todos http://www.filosofiahoje.com/ 

Quando alimentei os pobres chamaram-me santo, mas quando perguntei por que há gente pobre chamaram-me comunista


domingo, 23 de setembro de 2012

Vida Acadêmica!


Dá pra acreditar nisso ?

Essa é pra você que está indo assistir o Faustão, depois vai ver o Gugu e vai terminar o domingo assistindo Pânico: Que tal conhecer e assistir o vlog do Filosofia Hoje? Algo tipo assim: Que te faça refletir...Clique nesse link e conheça nosso canal http://www.youtube.com/watch?v=y3_qOkBmu1k&feature=plcp Quem entrar agora ainda terá acesso em primeira mão ao mais novo vídeo onde falo justamente do assunto da imagem ai em baixo.*CONFIRA*COMPARTILHE*CURTA

Só amanhã 18 horas postaremos o vídeo aqui no blog, não perca tempo. assista agora !!! http://www.youtube.com/watch?v=y3_qOkBmu1k&feature=plcp  

Proteste com um voto consciente


sábado, 22 de setembro de 2012

Atitude diante do problema!

O que mais falta hoje em dia é atitude e ação perante os problemas. Em vez de agirmos, ficamos apenas reclamando, criticando e julgando... É mais cômodo ficar falando, porém, essa comodidade nos traz grandes danos. Sabemos que sozinho é impossível mudar alguma coisa, mas uma atitude sozinha poderá instigar outras atitudes e assim a mudança será feita. Por isso, assista o vídeo e reflita para começar a agir! :)

Ciência, Religião e os animais sacrificados


Estava eu afundado em minhas leituras de Adorno quando cheguei a tal conclusão...
Talvez surjam algumas criticas inflamadas e outras reacionárias, mas quero deixar bem claro uma coisa: estou criticando tanto a ciência quanto a religião. E percebam que estou limitando meu argumento (pelo menos agora) às cobaias da indústria cosmética... Reflitam...

Refletir sobre a vida

super, mario, bros, 1, up, vida, espelho, mirror, refletindo, imagem
kkkkkkkkkkkkk
Se fosse tão fácil assim refletir sobre a vida...

...

Ao nosso leitor @ Rafael Martins Rotta  temos a política de nunca retirar uma fonte de uma imagem ou frase. Somos defensores da politica de Creative Commons. O problema ocorre quando já encontramos a imagem sem fonte, tal como essa. Mesmo sem saber se o site que vc informa realmente é a fonte criadora desta imagem, ou se é apenas mais blog copiador como tantos outros; acrescentamos o link na descrição original. Obrigado. :)

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Sócrates era um chato!

Mas o que é ser um chato? rsrsrs

Povo que não tem virtude acaba por ser escravo? Ou por escravizar?


Prevejo muitos gaúchos se ofendendo, mas quero que parem e reflitam sobre uma coisa:
Vale a pena ainda cultuar esta cultura fascista de atribuir a virtude ao escravizador e vergonha ao escravo?
Para mim a virtude está em ser livre e fazer sua liberdade valer permitido que teu diferente possa também ser livre.
A vergonha não está em ser escravo, mas sim em escravizar.
Nunca houve REVOLUÇÃO.
Os COMANDANTES Farroupilhas(no geral) nunca foram REVOLUCIONÁRIOS.
Eram interesseiros buscando mais lucro, dominação e controle sobre nosso povo.
Amo minha terra. Mas sinto vergonha dos que glorificam o 20 de Setembro.

----------------------


Pra quem não sabe ,hoje 20 de Setembro, é feriado estadual no Rio Grande do Sul. Se Comemora a revolução Farroupilha. Este é o hino do Rio Grande do Sul :

Como aurora precursora
Do farol da divindade
Foi o 20 de Setembro
O precursor da liberdade

Mostremos valor constância
Nesta ímpia e injusta guerra
Sirvam nossas façanhas
De modelo a toda Terra

De modelo a toda Terra
Sirvam nossas façanhas
De modelo a toda Terra

Mas não basta pra ser livre
Ser forte, aguerrido e bravo
Povo que não tem virtude
Acaba por ser escravo (* Linha 15 oficial*)

Mostremos valor constância
Nesta ímpia e injusta guerra
Sirvam nossas façanhas
De modelo a toda Terra

De modelo a toda Terra
Sirvam nossas façanhas
De modelo a toda Terra

----------------------------------------

Escravo? Liberdade? Que Papo é esse?
Acho melhor estudar mais a fundo nosso passado.
 Os escravocratas dessa história eram os Farrapos. Após dez anos de luta e promessa de liberdade. assassinaram friamente todos seus soldados negros que conduziram às maiores vitórias das tropas de Bento Gonçalves.
Sente-se um pouco, pois vou lhe contar sobre o MASSACRE DE PORONGOS "Depois de lutarem, durante dez anos, não por dinheiro ou impostos, mas pela liberdade, no dia 14 de novembro de 1844 foram miseravelmente traídos no mais vergonhoso episódio dessa guerra, conhecido como “O Massacre de Porongos”. Desarmados, por seu comandante Canabarro, esses homens foram traiçoeiramente entregues a sanha historicamente genocida de Caxias.

"A Revolução Farroupilha foi a mais longa revolta republicana contra o Império escravocrata e centralizador brasileiro. Os grandes e poderosos proprietários de terras gaúchos, sentindo-se desfavorecidos pelas leis federais, principalmente pelos impostos considerados excessivos, entram em negociações com o governo regencial. Tais negociações, consideradas insatisfatórias, criam um crescente estado de tensão até o rompimento definitivo e a declaração de guerra, em 20 de setembro de 1835.

Depois do combate travado em Bagé, conhecido como “a Batalha do Seival”, em que as forças imperiais foram surpreendente e rotundamente derrotadas, surge um movimento político dissidente e separatista. Com sua radicalização é proclamada a independência e criada a República Rio-Grandense frente ao Império do Brasil, propondo uma República Federativa às demais províncias que viessem a separar-se do Império e assumissem a forma republicana.

Para lutar por “um país independente” foi necessário juntar as tropas dos generais que aderiram à causa e assim foi formado o “exército farroupilha” liderado pelo Gen. Bento Gonçalves. Na verdade, os verdadeiros protagonistas dessa luta foram os negros, os índios, os mestiços e os brancos pobres que lutaram de forma abnegada pela recém criada República e por espaços de liberdade, buscando um futuro melhor para si e para os seus. Entre os generais está um abolicionista convicto, Antônio de Souza Netto, que não só coloca a libertação dos escravos como um dos “ideais farroupilha” como propõe a participação dos negros na luta dos farrapos. Num primeiro momento a idéia é rejeitada. Porém, em 4 de outubro de 1836”, depois da “Derrota de Fanfa”, em que Bento Gonçalves foi preso e o exército farroupilha teve excessivas baixas, eles não vacilaram em libertar os escravos que, em troca, se engajaram no exército farroupilha. Assim foi criada a unidade militar que ficou conhecida como os Lanceiros Negros.

Nesse corpo de Lanceiros Negros só havia branco os oficiais superiores. Os negros eram os melhores domadores de cavalos da província. Suas lanças eram maiores do que as ordinárias, os rostos pretos como azeviche. Seus corpos robustos e a sua perfeita disciplina os tornavam o terror dos imperiais. A participação decisiva dos Lanceiros Negros foi ressaltada pelo republicano Giuseppe Garibaldi – “herói dos dois mundos” - em sua biografia escrita por Alexandre Dumas: “soldados de uma disciplina espartana, que com seus rostos de azeviche e coragem inquebrantável, punham verdadeiro terror ao inimigo” ou ainda “...mas nunca vi, em nenhuma parte, homens mais valentes, ...em cujas fileiras aprendi a desprezar o perigo e combater dignamente pela causa sagrada das nações...” (GARIBALDI,Giuseppe, em FAGUNDES, M. Calvet, História da Revolução Farroupilha. EDUCS.1989.p. 9).

Depois de lutarem, durante dez anos, não por dinheiro ou impostos, mas pela liberdade, no dia 14 de novembro de 1844 foram miseravelmente traídos no mais vergonhoso episódio dessa guerra, conhecido como “O Massacre de Porongos”. Desarmados, por seu comandante Canabarro, esses homens foram traiçoeiramente entregues a sanha historicamente genocida de Caxias.

A “Traição de Porongos” e o Massacre dos Lanceiros Negros

Como explicar aos brasileiros tamanha covardia e a baixeza moral perpetradas por dois homens, David Canabarro e Duque de Caxias, ambos idolatrados como “heróis” pela historiografia oficial - um deles até considerado “patrono do Exército” - durante a chamada Revolução Farroupilha? Os historiadores oficiais criaram deliberadamente imagens falsas de Porongos procurando não macular “seus” heróis. Entretanto, a hediondez dos acontecimentos só nos permite uma coisa: não a explicação, mas a revelação da verdade, baseada em documentos oficiais que ficaram escondidos por décadas e só agora revelados.

As crescentes dificuldades enfrentadas pela nova República e as disputas políticas na região do Prata, preocupantes para as autoridades do Império, impuseram às duas partes negociações de paz. Uma vitória militar decisiva dos farrapos sobre o exército imperial, comandado pelo então Barão de Caxias, tornara-se cada vez mais inviável. Por parte do Império era importante terminar logo a luta e buscar uma paz negociada, pois tudo indicava a inevitabilidade da luta com os vizinhos platinos. Mas para as duas partes era importante resolver a questão dos negros em armas. Os revoltosos haviam prometido liberdade aos negros que lutavam no exército farroupilha e com isso a Corte Imperial não concordava. Era um perigo para os escravocratas brasileiros um grande número de negros armados. E se eles, agora bastante coesos, procurassem asilo no Uruguai e a partir daí continuassem a guerra com táticas de guerrilhas, fazendo do território uruguaio seu santuário? Isso levaria à guerra e “poderia provocar graves problemas com a Argentina de Juan Rosas” (LEITMAN Spencer, Negros Farrapos: hipocrisia racial no sul do Brasil no séc.XIX e DACANAL José, A Revolução Farroupilha: história e interpretação. Porto Alegre: Mercado Aberto.1985. p. 72)
Pelo lado dos farrapos, Bento Gonçalves foi afastado da liderança, e os novos líderes, David Canabarro e Antônio Vicente da Fontoura, ambos escravocratas, negociavam a paz com Caxias. A promessa de liberdade para os combatentes negros depois de 10 anos de abnegadas e vitoriosas lutas deles nas batalhas pesava muito nas negociações.

Foi neste contexto que aconteceu, na madrugada de 14 de novembro de 1844, o “Massacre de Porongos” em que os Lanceiros Negros – previamente desarmados por Canabarro e separados do resto das tropas – foram atacados de “surpresa” e dizimados pelas tropas imperiais comandadas pelo Cel. Francisco Pedro de Abreu (o Moringue), através de um conluio entre o barão (mais tarde duque) de Caxias e o gen. Canabarro para se livrarem dos negros em armas e poderem finalmente assinar a Paz de Ponche Verde. “Traição de Porongos, que mais foi a matança de um só lado do que peleja, dispersou a principal força republicana e manifestou morta a rebelião. (...) Em Porongos pois, a revolução expirou. Foi daí que seguiu-se o entabulamento das negociações, que deram tranqüilidade ao Rio Grande do Sul” (ARARIPE, Tristão de Alencar. Guerra civil no Rio Grande Do Sul: memória acompanhada de documentos lida no Instituto Histórico Geográfico do Brasil. Porto Alegre, CORAG, 1986, p.211).

“Caxias confiava no poder do ouro. Com poderes ilimitados e verbas consideráveis para sobrepor-se aos “obstáculos pecuniários” que surgissem ao negociar com os líderes farrapos, ele tentou um acordo com David Canabarro, o principal general farrapo, para terminar a guerra. De comum acordo decidiram destruir parte do exército de Canabarro, exatamente seus contingentes negros, numa batalha pré-arranjada, conhecida como “Surpresa de Porongos” em 14 de Novembro de 1844” (LEITMAN, Spencer. Negros Farrapos ...Idem p. 75)

Em suas instruções secretas a Moringue, o comandante da operação, Caxias, orientou-o no sentido de poupar brancos e índios, que poderiam ser úteis para futuras lutas.

Cópia integral dessas “instruções secretas” encontra-se no Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul e nela está afirmado: Reservado: “Senhor Cel. Francisco Pedro de Abreu (...) Regule V.S. suas marchas de maneira que no dia 14, às duas horas da madrugada possa atacar as forças ao mando de Canabarro que estará neste dia no cerro dos Porongos (...) Suas marchas devem ser o mais ocultas que possível seja, inclinando-se sempre sobre a sua direita, pois posso afiançar-lhe que Canabarro e Lucas ajustaram ter as suas observações sobre o lado oposto. No conflito, poupe o sangue brasileiro o quanto puder, particularmente da gente branca da Província ou índios, pois bem sabe que essa pobre gente ainda nos pode ser útil no futuro. A relação justa é das pessoas a quem deve dar escapula, se por casualidade caírem prisioneiros. Não receie a infantaria inimiga, pois ela há de receber ordem de um ministro de seu general em chefe para entregar o cartuchame sob o pretexto de desconfiarem dele. Se Canabarro ou Lucas forem prisioneiros, deve dar-lhes escapula de maneira que ninguém possa nem levemente desconfiar, nem mesmo os outros que eles pedem que não sejam presos (...) 9 de novembro de 1844.Barão de Caxias” [AHRS. Anais do Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul-Volume 7. Porto Alegre, 1963. P.30/31].

Canabarro cumpriu sua parte no combinado, deu ordem ao quartel-mestre para recolher o cartuchame de infantaria e carregá-lo em cargueiros para serem distribuídos quando aparecesse o inimigo e separou os negros farrapos do resto da tropa. Isolados e desconhecendo a traição de seu comandante, os Lanceiros Negros resistiram bravamente antes de serem liquidados. O “Combate de Porongos” – no qual oitenta, de cada cem mortos, eram negros – abriu caminho para a Paz de Ponche Verde alguns meses depois.

A indignação de Bento Gonçalves com Canabarro é revelada logo após o “combate” de Porongos quando diz que os “caminhos indispensáveis por onde Canabarro tinha de avançar eram tão visíveis que só poderiam ser ignorados por quem não quisesse ver nem ouvir ou por quem quisesse ouvir a traidores, talvez comprados pelo inimigo! (...) Perder batalhas é dos capitães e ninguém pode estar livre disto; mas dirigir uma massa e prepará-la para sofrer uma surpresa semelhante (...) é (...) covardia do homem que assim se conduz”. [Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul. Coletânea de Documentos de Bento Gonçalves da Silva. 1835/1845]

Poucos dias depois, Teixeira Nunes e os Lanceiros Negros remanescentes são enviados por Canabarro para uma ação altamente temerária na retaguarda inimiga (sobre a qual pairam também suspeitas). Atacados por Chico Preto, são aniquilados e seu comandante é ferido e depois assassinado.

Tal como nos dias de hoje em que as autoridades do país escondem seus crimes hediondos, alguns contra a humanidade, amparadas por leis fraudulentamente arrancadas de um congresso corrupto até a alma, como é o caso dos crimes praticados pelas autoridades civil e militar durante o período 64/85, a “Traição de Porongos” permaneceu como um segredo guardado a sete chaves por muitos anos. "

*Artigo deCEBRASPO – Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos*

Frases de Filosofia - Quando todos pensam igual, é porque ninguém está pensando. - Walt Lippman

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Frases de Filosofia - Felicidade é o encontro do sonho com a realidade. - Andréa Beheregaray


Gostaria de entrar e tomar uma xícara de café com um pouco de reflexão?
Não poso deixar de agradecer minha amiga a psicologa e escritora Andréa Beheregaray por essa delícia de frase.
Além de seguir nosso blog do Filosofia Hoje, não deixe de sempre conferir o blog TPM - Manifestação Criativa de Impulsos Homicidas.