sexta-feira, 26 de junho de 2020

Clóvis de Barros Filho 'O que garante que a vida seja boa?'


É difícil conter a pergunta quando se está diante de um pensador contemporâneo que se propõe a debater sobre felicidade. Afinal, o que é esse estado de espírito que tanto interesse desperta na mesma proporção em que parece intangível? Clóvis de Barros Filho, 50 anos, filósofo, palestrante e acadêmico experiente, devolve a pergunta após uma breve reflexão sobre aspectos históricos, éticos e filosóficos que o caso envolve. "Haverá alguma coisa que garanta que a vida seja boa?"

Clique no link e leia a matéria original e completa:

sexta-feira, 19 de junho de 2020

Leandro Karnal: redes sociais são só marketing de “felicidade” e defende “realpolitik”


Com blazer azul e camisa branca tão alinhados quanto as palavras na retórica conhecida por ao menos 1,2 milhão de seguidores na web, o historiador Leandro Karnal não se deixa intimidar pelo calor que bate recordes na primavera quando precisa caminhar entre salas distantes no campus da Unicamp, em Campinas (SP). Usa ainda chapéu panamá no trajeto sob olhares de estudantes.

Durante intervalo quase cronometrado em meio à agenda concorrida, ele recebeu a reportagem do G1 no prédio do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) para discutir sobre felicidade, tema de livro recente no qual compartilha reflexões com os pensadores Mário Sérgio Cortella e Luiz Felipe Pondé, a influência das redes sociais na rotina e como ele lida com stalkers (perseguidores) e haters (odiadores).

Clique no link e leia a matéria original e completa:

sexta-feira, 12 de junho de 2020

Mario Sergio Cortella sobre liderança


Esta reflexão sobre liderança é a que Mario Sergio Cortella mais aprecia porque, com ela, pontua-se que seriedade não é sinônimo de tristeza ou letargia. “O contrário de seriedade não é alegria e, sim, descompromisso. Desse modo, a liderança para si e para outras pessoas precisa acolher e promover a energia vital e o encantamento que uma obra significativa e decente traz”, diz Cortella.
Filósofo, professor e palestrante, Cortella publicou 37 livros com 1,5 milhão de exemplares vendidos, número que o coloca na lista de maiores best-sellers do Brasil. Em seu mais recente projeto Cortella reuniu frases e ideias que estão em seus livros. “O melhor do Cortella: trilhas do fazer” (Editora Planeta) traz inspiração nos temas de carreira, propósito , valores e profissão.

Clique no link e leia a matéria original e completa:

sexta-feira, 5 de junho de 2020

“Hoje, há uma espécie de proliferação da canalhice” diz Clóvis de Barros Filho


Hoje, confira a conversa com Clóvis de Barros Filho. Ele refuta a alcunha de pensador ou intelectual, mas em pouco mais de seis meses de dedicação exclusiva às palestras sobre temas filosóficos já conquistou milhares de novos admiradores e seguidores em redes sociais. O professor universitário, Clóvis de Barros Filho, deixou as salas de aula da Universidade de São Paulo (USP) para percorrer as empresas de todo o País e ministrar palestras inspiracionais. Na entrevista a seguir, Barros Filho fala sobre felicidade, relações sociais, ética privada e pública e como encontrar satisfação no dia a dia.

Clique no link e leia a matéria original e completa: